terça-feira, 5 de julho de 2011

Pesquisadores do Inpa lançam guia de plantas

31 de Maio de 2011
Ricardo Braga-Neto

Para ampliar a percepção da biodiversidade e suprir a carência em materiais básicos de botânica na Amazônia, está sendo lançado o Guia de Zingiberales na Amazônia Ocidental brasileira, produzido pelos pesquisadores Flávia Costa, Fábio Penna Espinelli e Fernando Figueiredo, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O guia reúne informações básicas sobre a biologia, ecologia, evolução, utilização pelo homem e conservação de 67 espécies de plantas da ordem Zingiberales nativas da Amazônia.

“As Zingiberales são ervas tropicais amplamente cultivadas pelo mundo tanto para fins ornamentais, como as helicônias, quanto para fins alimentícios, como a banana e o gengibre”, ressalta Fernando Figueiredo. Elas pertencem ao grupo das monocotiledôneas, que inclui plantas como milho, arroz, cana-de açúcar, palmeiras, capins e orquídeas. Dentre as espécies registradas no guia, destaca-se a arumã, fornecedora de fibras utilizadas na confecção de tapetes e cestos por grupos indígenas e ribeirinhos. Outras plantas bem conhecidas são as helicônias e marantáceas, cultivadas com fins paisagísticos pela beleza de suas folhagens e flores.

Um grande diferencial do guia é o esforço dos autores em apresentar as informações básicas sobre o grupo em uma linguagem simplificada em português e em inglês. Isso garante que ele seja útil para fins distintos, como estudos acadêmicos, trabalhos técnicos e cursos básicos de botânica, por exemplo. “Reconhecer os organismos é a primeira etapa de qualquer estudo biológico”, afirma Flávia Costa, mas a carência de materiais de qualidade que tratam de espécies amazônicas é enorme. Para facilitar a identificação, o guia conta com descrição morfológica, pranchas com fotos coloridas, notas sobre o ambiente, dados sobre história natural e dicas de campo, além de uma chave de identificação e um glossário ilustrado sobre a terminologia empregada.

A publicação faz parte de uma série que o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), está produzindo na Amazônia. Outros guias já publicados pelo PPBio na região amazônica tratam sobre sapos, lagartos, marantáceas e samambaias. Atualmente, estão em produção guias de identificação sobre cobras, peixes, formigas e fungos. Para difundir o conhecimento, versões impressas podem vir a ser distribuídas gratuitamente para escolas, universidades e bibliotecas em todo Brasil. As versões digitais estão disponíveis para download no Portal PPBio.

Fonte: http://www.oecoamazonia.com/br/blog/228-pesquisadores-do-inpa-lancam-guia-de-plantas

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores